Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Moringas

Os Egípcios já utilizavam, e os Brasileiros vem redescobrindo, elas, que mantem a água fresquinha ... as Moringas!!!


Os Epcios, por conta da situação geográfica e climática, refrescavam a água por evaporação, usando vasos de barro, semelhantes às moringas. O barro, sendo poroso, deixa passar um pouco da água contida no seu interior, a evaporação desta para o ambiente faz baixar a temperatura do sistema.



É muito comum encontrar este utensílio nas residências do Norte e Nordeste do Brasil, comercializado na Feira de São Joaquim em Salvador, Bahia. Mais conhecida como Talha de água, talha de barro, bilha, pote, purrão, quartinha, quartião, moringa ou muringue é um vaso geralmente de barro, cerâmica ou porcelana de grande bojo, vários tamanhos e formatos, onde normalmente se coloca água com o intuito de conservá-la fresca. 



Antigamente feitas de barro, as novas moringas são confeccionadas com vidro, porcelana com acabamento esmaltado e inox com melhor caimento da água e acabamento.

Das mais diferentes formas materiais e cores, as moringas caíram no gosto das novas gerações...











Depois de algumas andanças encontrei algumas opções de moringas aqui na minha cidade!!!

Na Casa Bonita encontrei em 3 tamanhos, nas cores branca, com rosas cor de rosa, com rosas amarelas e com rosas azuis.


Mas ainda não eram nem no modelo e estampa que eu queria ... então ... recomecei minhas buscas e achei .... na Utilar a minha linda moringuinha!!!

Quando minha mãe viu não resistiu então .... mais moringas!!!


Depois que comprei minhas moringas .... encontrei o modelo que eu tanto queria na Louça Branca. Não tem problema ... comprei uma para colocar na minha mesa do trabalho também!!! *.*










Nenhum comentário:

Postar um comentário