Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Estilo Rústico

A casa da Fazenda nos remete ao aconchego do simples. 

Na decoração rústica tudo é propositalmente grosseiro, com acabamento menos caprixado, como paredes, móveis, janelas, buscando lembrar da melhor forma o ambiente simples e pesado do campo. Muita madeira é o segredo da decoração Rústica.




Como mostrado pela revisa Casa e Jardim, as cadeiras e mesas abaixo poderiam ser cadeiras e mesa de madeira como tantas outras, mas bastou pintar cada peça de uma cor para o conjunto levantar o astral deste jardim.


Abaixo, a sala de jantar de estilo rústico, toda em tons de madeira, ganha destaque com as cadeiras, que receberam tinta verde na estrutura e revestimento de tecido listrado nos assentos. 


Este tipo de trabalho pode também representar um móvel rústico com misto de vintage/retrô, algumas décadas atrás os móveis eram pintados em cores mais alegres como verde, azul, amarelo.








Você pode usar ladrilhos hidráulicos nos ambientes da casa, assim como banheiros, salas, cozinhas, pois são versáteis e permitem diversas combinações de desenhos e cores. Eles tanto podem cobrir todo o piso, quanto apenas uma parte, dependendo do efeito que você quiser dar ao local. Pode utilizar sem medo de errar diversos móveis de madeira, compondo ainda com acessórios mais delicados, como cestas, vasos e porta-retratos. Você ainda pode optar pelo uso de cores mais suaves no todo, contrapondo a rudeza da madeira com as cores claras e leves.






O uso de tijolo/pedra aparecendo nas paredes é muito característico das decorações rústicas e confere ao lugar um ar mais despojado.  O que vai ser determinante para compor esta decoração é escolha dos acessórios do ambiente, como o sofá ou a mesa do lugar, podendo acrescentar uma viga decorativa rebaixada e o deixar a parede com um tom mais escuro.






Caso você use tons claros na parede e no chão, use os móveis de madeira também, assim criará um jogo de contraste na decoração, com sensação de aquecimento no ambiente. O rústico pode ficar por conta de uma mesa em madeira sem a perfeição do acabamento, que pode ser posicionada em qualquer lugar.






A mobília usadas nos ambientes podem ter aparência mais desgastada ou envelhecida, como mesas, cadeiras, e estas podem ficar na área externa da casa, por serem bem mais duráveis. Nas mesas você pode colocar vasos com flores do campo, que até podem ser feitos, com canecas e bules de cobre, trazendo ainda para mais perto a vida campestre.











Os móveis para montar uma cozinha rústica podem ser confeccionados com madeira e com estilo da fazenda.

Outra maneira de deixar sua cozinha com estilo mais rústico e bucólico é deixar pendurados em ganchos, por todo o cômodo, os utensílios de cozinha e as panelas.

E você também pode revestir as paredes (ou uma parede) com pedras ou azulejos com estilo antigo; fazer um piso de madeira e mesa também com estilo rústico; ou ainda deixar aparentes as vigas do telhado.












A decoração rústica para quartos transparece no revestimento, móveis e acessórios. Cada peça não deve ocupar lugar no ambiente sem que tenha uma finalidade na decoração, por isso e elaboração de um projeto antecipadamente é tão importante. Outro ponto característico do estilo rústico-moderno é a simplicidade do uso de materiais naturais












A tecnologia nos traz conforto, mas em meio a modernidade nada como um toque de charme que alguns detalhes rústicos podem oferecer.






Todos os cômodos da casa podem ser decorados com elementos de rusticidade, mas é importante saber dosar as combinações e não cometer exageros. Para contrapor o aspecto robusto, alguns projetos valorizam traços do estilo romântico, reconhecido por sua delicadeza e elegância.


Veja também o vídeo apresentado no Jornal Hoje - Hoje em Casa.com


















Nenhum comentário:

Postar um comentário