Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Utilização das cores nos ambientes

As cores são encontradas em todos os ambientes, nas paredes, pisos, móveis e objetos decorativos. Podemos utilizá-las também em móveis, eletrodomésticos, objetos decorativos como abajures, almofadas, quadros, toalhas de mesa, enfeites.


As cores afetam o resultado visual final da composição de um ambiente, portanto é importante harmonizar as cores das paredes e dos móveis. Além disso elas conseguem influenciar no estado de espírito, ajudam a criar diferentes atmosferas e permitem alterar visualmente a proporção do ambiente, criar efeitos e valorizar centros de interesse.

Mas como utilizar cores na decoração de ambientes?

Na hora de escolher as cores é preciso levar em consideração alguns pontos: atividades realizadas no ambiente, quem vai utilizá-lo, qual a atmosfera e estilo que se deseja criar.

Existem esquemas de cores, e cada um deles pode criar efeitos diferentes na percepção do ambiente.





Não utiliza cor, variando entre preto, branco e/ou cinza.






Baseado em cores encontradas na natureza, como areia, cru, canela entre outros.




Composta por cores próximas no círculo de cores.









Composta por cores opostas no círculo de cores.






Esquema que utiliza as três cores primárias.


Como dito anteriormente as cores podem afetar nossa percepção do ambiente e nos trazer sensações de alegria, tristeza, fome, aconchego, entre outras.






Advinda das cores vermelho + violeta, é uma cor vibrante que pode ser utilizada em ambientes amplos, como áreas sociais. Esta é uma tonalidade que proporciona inspiração e encorajamento.




Cor primária que remete a criatividade. Pode ser aplicada em áreas como escritório ou local de estudo. Esta cor também pode estimular o apetite, sendo muito bem vinda em decorações de bares e restaurantes.




Localizada entre o violeta e o verde no círculo de cores, transmite a sensação de calma e tranquilidade e proporciona o equilíbrio emocional, podendo ser aplicada em ambientes de descanso como quartos e salas de descanso.




Pode ser utilizada em qualquer ambiente. Pode ser utilizada para ampliar espaços pequenos e transmitir sensação de limpeza em ambientes amplos. No caso da utilização de paredes brancas é interessante a utilização de móveis e/ ou objetos coloridos para que o ambiente não fique excessivamente claro.




Também estimula a criatividade e a comunicação, pode ser utilizada em ambientes sociais como salas de jantar e visitas, em empresas de publicidade e propaganda e em áreas de alimentação.






Cor clássica que transmite calma e passividade.




Considera da uma cor neutra assim como as cores palha ou pastel, e pode ser utilizada em qualquer ambiente agindo como facilitador na combinação de outras cores.



Remete a prosperidade, nobreza e respeito. Em excesso pode tornar o ambiente depressivo.



Cor delicada muito utilizada em quartos femininos, mas em excesso pode transmitir a sensação de fraqueza emocional.



Esta cor combate o estresse, proporciona descanso e tranquilidade e pode ser utilizada em ambientes como quartos, salas de descanso, ambientes relacionados à saúde.




Podemos usar nossos conhecimentos sobre cores e brincar com suas combinações.

Combinação das cores azul, verde e amarelo

Combinação das cores laranja, verde e amarelo

Combinação das cores azul, magenta, verde e laranja





Observe que a maior parte dos detalhes de decoração é composta por objetos como almofadas, vasos, mantas, tapetes, cortinas, enfim, pequenos objetos que podem ser adquiridos com pouco custo.

Os móveis podem ser restaurados. Móveis como guarda-roupas, cômodas, criados mudos, podem ser pintados ou recobertos com papel de parede. Sofás e poltronas podem ser revestidos com outros tecidos ou recobertos por mantas e/ou capas. Quadros, abajures, vasos, enfeites menores podem ser adquiridos a preços bem baixos em lojas para casa.

Enfim, divirta-se com as dicas e tenha uma casa nova sem muitos gastos!



























Nenhum comentário:

Postar um comentário